Planejamento tributário: saiba por que sua empresa precisa ter
Atualizado: 2 de set. de 2020
Neste artigo entenderemos melhor por que motivos a sua empresa precisa de um planejamento tributário. Confira.
A sua empresa já possui um bom planejamento tributário? Por conta do oneroso sistema tributário brasileiro, reduzir as despesas com impostos pode fazer toda a diferença para manter um fluxo de caixa positivo. Para isso, é preciso encontrar as melhores alternativas para o seu negócio.
Apesar de não ser possível eliminar os gastos com tributos, é possível trabalhar para reduzir essas despesas dentro dos limites legais. Com a escolha de um regime tributário mais benéfico ou aproveitando incentivos fiscais, a sua empresa obtém ganhos financeiros – além de manter o compliance fiscal.
O que é planejamento tributário?
Você sabe todos os tributos que a sua empresa precisa recolher? E qual é o melhor regime tributário para minimizar as despesas com impostos? Essas são questões que muitos empresários desconhecem – o que pode acarretar em custos maiores do que o necessário.
O planejamento tributário é um estudo aprofundado sobre todos os aspectos relacionados à tributação de uma organização. Ou seja, é realizada uma avaliação para compreender como um negócio pode cumprir todas as suas obrigações legais da forma menos onerosa possível.
Como é o processo de planejamento tributário?
O processo de planejamento tributário tem o objetivo de analisar todos os fatores que impactam no recolhimento de tributos e obrigações acessórias de uma empresa. Para isso, o processo pode incluir diversas atividades:
Revisão da carga tributária atual. Um ótimo ponto de início para o planejamento tributário é a carga tributária atual. Ao analisar quais impostos são recolhidos atualmente, torna-se possível identificar possíveis falhas e otimizar o processo.
Avaliação do regime tributário. Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real? A opção pelo regime tributário pode mudar bastante a carga tributária e as obrigações acessórias de uma empresa. Por isso, é fundamental avaliar qual deles é mais vantajoso.
Atualização da legislação. A legislação tributária está em constante mudança. Para evitar que a sua empresa seja surpreendida com obrigações desconhecidas, o planejamento tributário também acompanha essas mudanças na legislação.
Busca de incentivos fiscais. Os incentivos fiscais podem contribuir para reduzir as despesas com tributos. Porém, para isso é fundamental conhecer quais são os incentivos e utilizá-los.
Acompanhamento do crescimento. Uma empresa que obtém um crescimento no seu faturamento e na sua estrutura organizacional precisa entender os impactos disso na sua tributação. Um ótimo exemplo disso é uma empresa que passa do limite do Simples Nacional e precisa alterar o seu regime tributário.
Por que sua empresa precisa de um planejamento tributário?
O processo de planejamento tributário gera vários benefícios para o seu negócio. Veja quais são os principais deles:
Planejamento das despesas
Você sabe quanto a sua empresa gasta com tributos todos os anos? E sabe como esses gastos estão distribuídos ao longo dos meses? Possuir um planejamento sobre essas despesas vai ajudá-lo a ter mais controle sobre as suas finanças e evitar ser surpreendido com custos inesperados.
Redução de custos
Para muitos empresários, o principal objetivo do planejamento tributário é justamente reduzir custos. Com um bom estudo sobre todas as alternativas possíveis, você pode optar por aquelas que diminuem o impacto dos impostos para o caixa da empresa.
Talvez trocar o regime tributário possa ajudá-lo diminuir o valor de imposto de renda recolhido, ou então, seja possível aproveitar um incentivo tributário para reduzir a alíquota de um tributo. São pequenas mudanças que geram grandes impactos financeiros.
Compliance fiscal
Uma outra forma de reduzir custos tributários é evitar pagar multas e juros por problemas no cumprimento das obrigações tributárias, certo? Todo o estudo feito no planejamento tributário mapeia todas as obrigações que a sua empresa deve cumprir. Assim, torna-se possível alcançar o compliance fiscal.
Otimização do fluxo de caixa
Quanto mais você conhece as suas despesas tributárias, melhor pode lidar com elas. E isso possui impactos positivos nos controles financeiros do seu negócio. Ao reconhecer os gastos mensais com os impostos, você pode prever com mais precisão as saídas necessárias do caixa da empresa.
Comments